sábado, 11 de agosto de 2012

RECEITA ESTAFADA PARA DESTRUIR NAÇÕES

De forma avassaladora e sufocante, em países comunitários como a Irlanda, Grécia, França, Inglaterra, Espanha, Itália e Portugal, encontra-se em marcha acelerada a privatização massiva de setores públicos fundamentais, como os transportes, a água e a energia, entre outros. Porém, para além dos referidos países, constatamos que a mesma receita económica se encontra a ser cozinhada nos Estados Unidos e no Chile.
Por detrás desta receita assassina sem ideologia (o neoliberalismo já faliu) encontra-se um governo sombra mundial.
Deliberadamente e sem uma motivação ideológica que se vislumbre, os governos destes países encetaram um processo de desmantelamento dos serviços públicos fundamentais, elegendo até à exaustão e ao vómito os funcionários públicos como atores de todos os males económicos e financeiros de que enfermam estas nações.
Numa primeira fase, envenenaram «até fartar vilanagem» a opinião pública, açulando trabalhadores contra trabalhadores (do setor privado contra o setor público) e em seguida, os governos (?) destes Estados, iniciaram processos de privatização de setores económicos vitais para as populações, como solução milagreira «inevitável» - de acordo com as referidas alimárias – para salvar as pátrias falidas, sacrificando-se a segurança, a qualidade e a sustentabilidade, e oferecendo como contrapartida a deterioração generalizada do poder de compra, do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos, empenhando o futuro da gerações ora nascentes quer vindouras.
Os cenários mais devastadores registam-se nos países onde as consequências sociais e económicas funestas e sinistras se fazem sentir; onde os credores e instituições internacionais como o FMI, Banco Central Europeu e outras opacas corporações financeiras estão a proceder a privatizações massivas, em troca de famigerados «planos de resgate», como no caso de Portugal, a vulgo, Troika.
A «descoberta» recente do endividamento dos Estados soberanos consiste, fundamentalmente, numa estratégia traçada para suspender - numa primeira etapa – e­/ou suprimir a médio prazo, todas as formas de expressão e regimes democráticos, implementando medidas copiadas de ditaduras já ultrapassadas, como as ocorridas em países da América do Sul, ou a da China na atualidade.
Numa segunda etapa, ou em paralelo, é efetivada a transferência para conglomerados privados, de setores empresariais do Estado ou com participação deste. Ora para que a concretização destas ações tenha sucesso num país democrático, é necessário vergar a cerviz das massas trabalhadoras e nada mais a propósito que, a pretexto da dívida soberana, serem implementadas medidas de austeridade, tornando a sua economia refém de chantagem das agências de rating, da banca e de outras organizações especuladoras - verdadeiros abutres - como o que ocorre atualmente na Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e Itália, liquidando, assim, as estruturas, a coesão base da sociedade e a sustentabilidade das nações.
Em Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha (neste último país, hoje, os contentores de lixo de supermercados, cafés e restaurantes possuem cadeados, uma vez que em cada dia que passa mais pobres procuram comida neles) crescem os casos de abandono escolar, de desnutrição infantil, juvenil e adulta, os cidadãos deficientes, inválidos ou portadores de doenças raras vêem cortados os subsídios e medicamentos, e por aí fora.
No caso português, onde a taxa de desemprego não oficial, ultrapassa em muito os 20% - a taxa oficial é de 15,2% -  o encolhimento da economia do país vem redundando numa contração drástica do crescimento, pelo que, a redução da dívida pública torna-se, na prática, impossível de ser solvida algum dia, caso não haja inversão rápida desta marcha para o abismo.
Nesta matéria – economia – parafraseando um dos princípios base da Física: – «matéria atrai matéria…» - a «miséria atrai miséria».
Sem poder de compra não há consumo e por tal facto, acumulam-se os stocks nas lojas, nos armazéns e as fábricas paralisam e encerram. Logo, o desemprego aumenta exponencialmente.
O roubo dos subsídios de férias de Natal dos funcionários públicos, perpetrado pelo governo, o aumento dos impostos diretos e indiretos, mais a redução dos salários e o aumento galopante do custo de vida, redunda numa contração brutal do poder de compra, na incapacidade dos cidadãos de cumprirem os seus compromissos e poderem adquirir muitos dos produtos básicos para o seu quotidiano, como os produtos alimentares, os medicamentos indispensáveis à sua sobrevivência, a roupa, o calçado e demais produtos e equipamentos necessários a uma vivência com o mínimo de dignidade. Temos então, um verdadeiro genocídio em marcha.
Em Portugal, onde o governo decidiu cumprir tudo o que a Troika exigiu (e exige), a situação económica vem-se agravando em cada dia que passa.
Não obstante os 78 biliões de euros de «resgate» concedidos em maio de 2011, a economia do país continua a afundar-se cada vez mais, numa enorme e funda cratera, mais funda que a Fossa das Marianas (o local mais profundo do planeta  -11034m - situado em pleno Oceano Pacífico).
Quando Portugal celebrou o acordo para receber este famigerado «resgate», a relação dívida/PIB do país era de 107%. Atualmente, a expectativa é que esta suba para 118% até 2013.
Neste momento o cenário em Portugal é idêntico ao da Irlanda, da Itália e de Espanha, sendo o da Grécia o mais grave: afundamento da economia e das populações numa recessão e num marasmo em cada dia mais negro.
Para quem não se recorde, há uma década atrás a Argentina viveu o mesmo «filme» de terror que estes países europeus estão a viver. Nessa altura, os governos de neoliberalismo feroz e sem rosto, privatizaram os setores nevrálgicos produtivos e os serviços públicos, conduzindo o povo à miséria generalizada, com a consequente liquidação da classe média e o aumento brutal das fortunas dos poderosos, que culminou em 2002 com o colapso da economia do país, tendo como expressão mais dolorosa a expropriação pelos Bancos dos depósito dos pequenos clientes, a falência de empresas, o encerramento de estabelecimentos, o desaparecimento da moeda em circulação, a emigração de mão-de-obra qualificada, incluindo centenas de milhar de licenciados, o empobrecimento em massa, o desemprego generalizado, a fome, os suicídios e o desespero das classes média e baixa.
Em contrapartida o povo encetou marchas de protesto e outras lutas contra a gestão dos presidentes Carlos Menem e Fernando de la Rúa, resultando em feroz repressão por parte dos governantes de igual forma como já havia sucedido em tempos de ditaduras, em especial, a ditadura militar - da qual os argentinos guardavam melhor memória - instaurada em 24 de março de 1976 e que finou em 1983.
Nesse espaço de tempo os militares assassinaram mais de 30 mil civis, entre eles, crianças e idosos, e fizeram «desaparecer» centenas de milhar de cidadãos, de acordo com as estimativas de ONGs argentinas e de organismos internacionais de defesa dos Direitos Humanos.

Pedro Manuel Pereira




Sem comentários:

Enviar um comentário