quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O ROTATIVISMO POLÍTICO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO

"Estamos no século das luzes, da ciência e do trabalho, e contudo nunca a política portuguesa foi mais fementida [desleal, traiçoeira, pejorativa] e estéril."
"Mal exercemos os nossos direitos políticos. O sufrágio é quase um tráfico, uma burla. A liberdade eleitoral é como em certas paragens de África o negócio dos escravos que se acoberta com o eufemismo do resgate."
"Sobre esta base de torpezas não é possível levantar um edifício de austera autoridade. Legislatura e administração não são muitas vezes senão a organização da burla eleitoral para a exploração da maioria trabalhadora por uma minoraria parasitária."
"É este o regime sob o qual temos vivido, ou, antes, sob o qual vamos morrendo."
"E, para nos fazer perder a consciência do aniquilamento, esta política trás a seu soldo uma legião de falsos apóstolos, que todos os dias espalham aos quatro ventos a fraude intelectual."
"Há ainda algum visionário que imagine que existe dentro deste regime, como princípio de vida, a luta dos partidos? É uma ilusão que se deve desvanecer. Os partidos conluiaram-se entre si."
"São conhecidos os acordos eleitorais, em virtude dos quais os partidos conseguiram mais do que falsificar a eleição: suprimiram o eleitor."

§ - Conferência pronunciada por Bernardino Machado em 26 de Dezembro 1894, na Liga Liberal, subordinada ao título «Guerra ao banditismo político», em pleno período de decadência do rotativismo oitocentista.

Sem comentários:

Enviar um comentário