sábado, 16 de julho de 2011

CARTA DO BRASIL... DE HOJE

Que dizer-te? Aqui no Brasil, que vive uma ditadura disfarçada de democracia, a classe média já quase desapareceu por completo, sendo ocupada por novos ricos que vivem à custa do PT do Lula, apesar da nova presidente, Dilma, estar a tentar inverter erros do passado sem, contudo, alcançar muito êxito. Da Argentina chegam agora notícias de uma denúncia de bomba colocada na sede da Associação de Futebol da Argentina, sediada bem no centro de Buenos Aires, que coordena a Copa da América este ano. Nestes países da América Latina existe um clima de terror igual ou pior que em Angola. Em corrupção nem é bom falar, é coisa que já nem merece muito a atenção da comunicação social de tão trivial se tornou. Assaltos à luz do dia a pessoas, a bancos, a caixas de multibanco, à saída dos bancos, à mão armada a lojas, por telefone, pelo telemóvel, arrastões a prédios com segurança ou não, é diário, assim como o é à noite.
A roubalheira é descarada e a polícia dorme ou come com eles, aliás, os juízes devem também ter a sua parte nos saques. A saúde é uma desgraça por estas bandas, tenhas ou não um convénio com uma instituição prestadora de cuidados médicos, pagas um balúrdio mensalmente e és mal tratado, pelo Estado também não se fica com muita saúde. Os remédios são todos pagos, o Estado aqui tenta não pagar nada pelos medicamentos, para pagar têm-se muitas vezes de recorrer à justiça e se a coisa sair bem, o Serviço Unico de Saúde (SUS) como aqui é chamado, lá paga o medicamento, muitas vezes já depois da pessoa morrer. Os médicos são maus, os cursos são ainda piores. Além destas qualidades intrínsecas da saúde, existe ainda a guerra dos médicos, como é chamado. Os médicos querem muitos doentes dos convénios para ganharem o máximo de dinheiro e então dizem mal uns dos outros, enquanto isso, os Conselhos de Medicina (instituições iguais à nossa Ordem dos Médicos) faz colecção de queixas dos pacientes, não havendo nenhuma condenação.
Só para teres uma ideia, conto-te esta história verídica de um médico que está ao serviço do Estado. Há cerca de dois ou três anos, uma investigação descobriu que o médico Carlos Décio, em associação com um advogado de Leme, do qual não recordo agora o nome, desviavam verbas dos seguros de acidentes viários. Convém explicar que nesta parte do Atlântico, quando se compra um veículo assume-se o compromisso de pagar todos os anos o IPVA, de acordo com a categoria do veículo, que tem embutido o seguro obrigatório, equivalente ao nosso contra terceiros. Pois estes senhores, pagos pelo Estado para fazer as perícias dos acidentes e o levantamento do custo, ficavam com o dinheiro que era destinado aos sinistrados e isto durante anos, calcula a fortuna que acumularam! O advogado foi preso e o médico Carlos Décio fugiu do País para não ser preso, andou foragido um bom tempo e retornou quando tudo estava mais calmo, voltando a ocupar o lugar nas perícias, desta vez no sector de reformas, é ele que faz os exames para as reformas antecipadas. Como vês os bandidos têm proteção, basta terem algum dinheiro.
Claro que a informação que chega até nós é manipulada, até mesmo aquela que muitas vezes chega pela internet, é preciso saber separar o trigo do joio sob pena de errarmos. Existe por aí um Movimento Cívico Português, que foi iniciado por um sujeito do Porto ligado à Democracia Directa. Tentaram através da internet sensibilizar o maior número de pessoas para uma manifestação junto à Assembleia da República, ainda no tempo do Sócrates, apelando à revisão da Constituição. Foi um fracasso, as pessoas que disseram sim, não compareceram e a manifestação juntou uma dúzia de amigos. No entanto o movimento continua na net, com as pessoas a enviarem emails e a falarem no Facebook. Creio que homens e mulheres perderam já a capacidade de sonhar com um mundo melhor, digo isto pelo que vejo ao meu redor. Não existe já uma capacidade de crítica, de indignação, de revolta até. As pessoas estão como os burros, abaixam as orelhas e deixam colocar o cabresto. Há uma associação internacional, denominada Movimento Zeitgeist, podes buscar na net, repleta de sonhos utópicos, é certo, mas sonhos sempre são sonhos, dizia o poeta, e assim tento colaborar com eles, quanto mais não seja injectando o direito da indignação. É pouco, eu sei, mas é o que posso fazer nesta altura do campeonato em que me encontro. Quanto ao dólar, por aqui está nas ruas da amargura, nas últimas notícias o dólar teve a maior perda dos últimos 12 anos. Isto reflete-se no cambio do Euro, uma vez que não existe o cambio directo entre, por exemplo, o Real e o Euro. Quer dizer se quiseres trocar Euros por Reais, eles são convertidos primeiro em Dólares e depois em Euros, caindo o Dólar cai o Euro, um anda a reboque do outro.
Todos os países que fazem parte do Mercusul, tal como a UE, têm políticas muito semelhantes, umas mais duras, caso da Venezuela, outras mais esbatidas, como a Argentina e Brasil. Tentam fazer igualzinho à UE, sem fronteiras, moeda única, etc., mas as políticas sociais e económicas são muito iguais. A miséria continua, as desigualdades são impressionates. Calcula que em pleno século XXI descobriram que existe uma tribo de índios desconhecida bem no meio da Amazónia, perto da fronteira com o Peru, que evita a todo o custo o contacto com a "civilização", têm razão para fugir a sete pés desta civilização ocidental. Descobriram porque precisam de desmatar. Tudo isto é muito pôdre.


G.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário