segunda-feira, 22 de agosto de 2011

KHADAFI - A QUEDA DE UM BEDUÍNO

Nesta hora que vos escrevemos, estamos a ser bombardeados com notícias televisivas, da ocupação de Tripoli, na Líbia, pelos revoltosos contra o regime de Khadafi, como o precioso e decisivo apoio da benemérita organização chamada de NATO. Debitam os leitores de teletexto nas pantalhas dos vários canais de televisão, que o presidente desse país se encontra a monte, que é um ditador, um criminoso contra a humanidade e por tal facto deve de ser julgado e mais uns quantos epítetos mimosos, esquecendo(?) tais relatores, que antes de mais, Khadafi foi um terrorista e que nessa qualidade ordenou ou apoiou atentados que causaram a morte de centenas de europeus e outros.
Quanto vale a hipocrisia de países «natosos» como a Grã-Bretanha, a França ou Portugal, por exemplo, que ainda há pouco mais de um ano acolhiam de braços abertos a criatura??? - No caso do rincão lusitano temos ainda presente na retina as «edificantes» imagens do senhor engenheiro a abraçar efusivamente a criatura, como se de um salvador da pátria se tratasse e, como cereja em cima do bolo, o beduíno rodeado das suas matronas guarda-costas ajaezadas de camuflado, aparentadas a vacas loucas malhadas, num repasto realizado numa universidade de Lisboa que o acolheu como se um ilustre académico fora. As imagens de professores a rirem-se e a mastigar rissóis e croquetes misturados com o ditador e a sua horda, abateu-se com profunda tristeza sobre nós, provando-nos que há muitos humanos que ainda não atingiram a fase evolutiva do homus erectus.
Nesta história não há bons nem maus. Tanto os dirigentes europeus como o beduíno, Kadafi são farinha do mesmo saco e a estória da disputa pelo controlo do petróleo não é mais do que fumo atirado para os olhos dos incautos.


NOTA
Esperamos não ver num futuro próximo, imagens degradantes - a todos os títulos - de Kadafi a ser enforcado, como aconteceu com Sadam Hussein.


Pedro Manuel Pereira

1 comentário:

  1. Meu Caro:

    Vou mais longe do que o "croquete" com o seu significado. Ditador era, uma amiga minha viveu lá três anos(hoje em dia não podemos ir pela imprensa nem escrita nem de imagem, como bem sabes), mas se usava o petróleo do país para o seu bem-estar pessoal (quem não o faria?), não esqueceu o seu povo: bolsas para os melhores estudantes irem para o Reino-Unido continuar os seus estudos, medecina totalmente GRATUITA PARA TODOS... enquanto que a partir de agora com companhias petrolíferas "internacionais" e um governo "democrático"...!? O chavão: O Estado Social "provou" estar falido, etc. e etc. Mete-me nojo.

    Tenho dito.

    Abraço,

    Raúl.

    ResponderEliminar